Cookies de açúcar e canela

7 jun

Eu adoro cozinhar, mas infelizmente não tenho a mesma habilidade na cozinha do que a minha amiga Camila. E com certeza deve ter um monte de pessoas com o mesmo probleminha, mas não esquenta não, aqui trago uma receita muito boa, bem fácil e simples de fazer. Eu fiquei viciada nesses cookies, e vou passar a receita:

Ingredientes:

  • 2 xícaras de farinha de trigo (200 gramas)
  • 1 xícara de açúcar
  • ½ xícara (café) de leite
  • 100 gramas de margarina
  • 1 ovo
  • Canela ao gosto

Modo de preparo:
Misture, com as mãos, a farinha de trigo, a açúcar e a margarina até ficar um pó muito parecido com uma farofa. Acrescente a canela e o ovo, misture tudo. Quando ficar uma massa homogênea acrescente o leite aos poucos, sem deixar que a massa fique grudenta.

Coloque a massa numa sacola (pode ser de supermercado) e coloque-a no freezer por uma hora. Passado o tempo, retire do freezer e estenda a massa com as mãos (deixe a massa bem fininha). Depois, você pode cortar a massa no formato que quiser ou, para facilitar ainda mais, você pode cortar em quadradinhos. Coloque a massa já cortada em uma assadeira (não precisa untar).

Pré-aqueça o forno a 280 graus centígrados, e depois de uns 10 minutos coloque os seus cookies no forno e abaixe a temperatura a 180 graus centígrados, deixando assar por 15 minutos (até ver que eles fiquem marronzinhos. É a cor normal pelo fato deles serem de canela). Tire do forno e com muito cuidado desgrude os cookies da assadeira antes deles esfriarem (Depois de frias vai dar muito trabalho para você conseguir desgrudá-los)

Dicas:

  • Os cookies não precisam ser de canela, você pode brincar e fazer do sabor que você quiser. Por exemplo: de cenoura ralada, de maçã com canela, de aveia ou de qualquer outra coisa que você gostar.
  • Elas ficam meio durinhas e crocantes. Para quem gosta de café ou de leite quente (ou frio), é uma ótima opção para o lanche da tarde.

Bom, como você viu, não tem erro! É muito fácil de fazer essa receita, então pode ir já para a cozinha e colocar a mão na massa. Com certeza vão ficar muito boas!

7 Respostas to “Cookies de açúcar e canela”

  1. Rafael 14/06/2010 às 16:15 #

    Dá pra fazer com chocolate??

  2. Rafael 14/06/2010 às 17:05 #

    *chocolate em pó em vez de canela

  3. Carla López 17/06/2010 às 15:04 #

    Oi Rafael..

    Da para fazer sim com chocolate em pó em vez de canela ;)

  4. Raphaela 17/06/2010 às 16:57 #

    Amiga, na hora de por o leite, a massa ficou muito grudentaa, grudou nos meus dedos, ai quando eu fui colocar na sacola plástica foi um sacriíficio mas eu conseguii por.. agora ta no congelador, vamos ver se vai funcionaar!! obrigada pela receita e torça pra que dê certo aquiii!! um beijo

    • camilacastro 18/06/2010 às 10:51 #

      Raphaela! Eu fiz a receita da Carla e a minha massa também ficou super grudenta. E olha que eu só coloquei 1/4 da quantidade de leite que a receita pede! Pra resolver, fui adicionando farinha até a massa desgrudar da minha mão. E deu certo! O cookie não ficou duro, ficou uma delícia! O segredo está em deixar a massa bem fininha na hora de cortar. Da próxima vez, tente colocar só um pouquinho (pouco mesmo!) de leite, só pra dar “liga” na receita =)

      Beijos!

  5. Carla López 17/06/2010 às 23:40 #

    Mmm pode ter sido que colocou leite demais =/
    Que bom, me avisa como ficou =)
    beijo

  6. Raphaela 24/06/2010 às 20:15 #

    genteee, obrigadaa!
    tipo, ficou super grudentoo, dai eu pus daquele jeito mesmo no congelador, pra tirar do saco foi um sacrificiooo, ficou parecendo mingaauu, mas ai eu nao desisti, fui pondo com a colher na travessa meti no forno e deu certo todo mundo amouu! so nao deu pra modelar a massa, mas prox vez que eu fizer eu vou por menos leite e mais farinhaa!
    um beijooo e brigadããoo ;@@

Deixe uma resposta

