Cupcakes de baunilha com Nutella

25 maio

Estou inaugurando mais uma categoria aqui no blog: comida! Além de comer (hehe), eu adoooro cozinhar! Se eu não estivesse na faculdade de jornalismo, pode ter certeza que eu estaria fazendo gastronomia. Não sou daquelas que gosta de inventar pratos, mas me dê qualquer receita que eu vou pra cozinha tentar fazer. Pra mim, é meio que uma terapia, sabe? Ultimamente, estou fazendo muitos bolos, muffins e cupcakes (principalmente com chocolate, meu vício). O mais recente foi esse cupcake de Nutella, que eu tirei desse blog e que todo mundo amou aqui em casa. Vamos a receita:

Ingredientes:

  • 10 colheres (sopa) de manteiga amolecida (140 gramas)
  • 3/4 xícara de açúcar
  • 3 ovos
  • 1/2 colher (chá) de extrato de baunilha (não tinha extrato de baunilha aqui em casa, então eu usei essência de baunilha. não sei qual é a diferença, mas ficou ótimo do mesmo jeito)
  • 1 3/4 xícara de farinha de trigo (200 gramas)
  • 1/4 colher (chá) de sal
  • 2 colher (chá) de fermento em pó
  • Nutella, aproximadamente 1/3 de xícara (eu usei o potinho de vidro – de 180 gramas – inteiro)

Modo de preparo:
Pré-aqueça o forno a 170 graus centígrados. Unte 12 forminhas de muffins, ou use forminhas de papel (usei as forminhas de papel, e a receita deu para uns 15 cupcakes).
Bata a manteiga e o açúcar por 2 minutos. Acrescente os ovos, um de cada vez, até incorporar completamente. (Não se preocupe se a massa não ficar homogênea). Acrescente a baunilha. Acrescente a farinha, o sal e o fermento e bata até a massa ficar uniforme e a farinha desaparecer por completo. Coloque a massa nas forminhas, enchendo 2/3 da capacidade. Por cima, espalhe cerca de 2 colheres (chá) de Nutella. Misture a Nutella à massa usando um palito de dentes, fazendo com que um pouco da massa cubra a Nutella.
Asse por 20 minutos. Deixe esfriar sobre uma grade.

Dicas:

  • Capriche na Nutella, sem dó! Se puder, use até mais do que um potinho de Nutella para esse tamanho de receita. É isso que vai deixar o bolinho maravilhoooso!
  • Cuidado pra não encher tanto as forminhas. A massa transbordou em alguns, e não ficou visualmente bonito.
  • Da próxima vez que eu for fazer esse cupcake, vou colocar um pouquinho de leite pra ver se consigo deixar a massa mais macia. Achei que ela ficou um pouco seca (talvez tenha passado do tempo do forno, não sei).
  • Não misture a Nutella direto com a massa. Perde a graça do “recheio”.


Leu a receita, viu a foto e ficou com vontade? Vá para a cozinha e tente fazer! A receita é bem fácil, os ingredientes você provavelmente tem em casa. E fica uma delícia!

ps: Preciso criar uma “tag” para as receitinhas. Alguém tem alguma sugestão de nome? =)

20 Respostas to “Cupcakes de baunilha com Nutella”

  1. sueli 25/05/2010 às 22:06 #

    obrigado por oferecer essa maravilha!

  2. Sandra 26/05/2010 às 19:28 #

    Eu queroooo, só que fico com MUITA preguica de fazerr!! Vc vendeee??

    • camilacastro 26/05/2010 às 20:36 #

      Sandra! Eu não vendo :( mas eu já disse que da próxima vez que eu fizer, eu levo pra Faculdade. Aí dou um pra você (e outro pra Carla, mas ela não gosta de chocolate…então você fica com dois! haha)

      beijos!

  3. Maay 27/05/2010 às 02:39 #

    ai cels que tentação *_______*

  4. Murilo 27/05/2010 às 03:10 #

    não tentei fazer, mas tem uma cara boa em :)
    um nome se ainda não possuir:
    Cupcakes de baunilha + Nutella = Cubatella
    belo nome, não é? :)

    Bjos para moças ;*

  5. Kelly 27/05/2010 às 09:39 #

    Huumm. Não sou muito fã de cozinhar, mas me apeteceu muitoo essa receita, vou tentar fazer. =D (milagre, pq não faço nada na cozinha –‘)
    Ps:Coloca mais receitinhas gostosas como essas, principalmente com chocolate. =)

  6. Mayra 27/05/2010 às 09:47 #

    preciso exorcizar essa alma gorda de mim, hueshueshues

  7. Mêlanie 27/05/2010 às 10:26 #

    vou fazer certamente!

  8. Jornal do Whisky 27/05/2010 às 10:40 #

    Faço uma versão parecida, troco a baunilha por whisky e o nutela por chocolate amargo. É a perfeição!!
    http://jornaldowhisky.wordpress.com/
    abs

  9. Carol 27/05/2010 às 13:09 #

    Oi, tudo bom?

    Tinha visto essa receita na internet e fiz semana passada, só que quando coloquei a nutella ela desceu pro fundo do bolinho. Como que você fez pra ficar assim por cima?

    A minha eu coloquei o leite e eles ficaram bem macios. A única coisa q não gostei foi da nutella ter ido pro fundo, mas de resto ficou gostoso :)

    • camilacastro 27/05/2010 às 13:31 #

      Oi Carol!

      Eu fiz a receita exatamente como pede, trocando apenas o extrato de baunilha por essência de baunilha. Como a receita não leva leite, a massa deve ficar bem grossinha, pesada mesmo.
      Depois de colocá-la nas forminhas, coloquei a Nutella por cima e e só misturei (bem pouco) com a massa com a ajuda de um palito de dente. Acho que o segredo está na consistência da massa, que não pode ser muito mole justamente pra Nutella não descer para o fundo da forminha.
      Tente fazer sem o leite da próxima vez! A massa fica um pouco seca, mas fica gostoso do mesmo jeito =)

      Beijos!

  10. Anderson 27/05/2010 às 14:40 #

    Olá Camila..
    você disse pra esfriar em uma grade. como assim?
    =/

    • camilacastro 27/05/2010 às 18:38 #

      Oi Anderson!
      Depois de tirar do forno, é só colocar em cima da grade do fogão pra esfriar =)

  11. Carol 27/05/2010 às 15:31 #

    Esse final de semana vou tentar de novo, aí aviso como ficou hehe =)

    Beijo!

  12. Aline 27/05/2010 às 20:10 #

    Adoreiii a receita, parecer ser muito boaaa

    Mas fiquei com umas dúvidas X)

    Quando fala untar as forminhas é com manteiga mesmo?

    E quando é pra bater é no liquidificador ou batedeira?

    E as forminhas onde eu posso comprar?

    Não tenho muita experiencia na cozinha :P, então podem ser perguntas bobas…

    Beijos

    • camilacastro 29/05/2010 às 11:17 #

      Oi Aline!
      Se você usar forminhas de silicone, não precisa untar. Se você tiver forminhas de empada (ou de muffins), pode usá-las, desde que untadas com margarina e farinha. Ou você pode comprar aquelas forminhas de papel (como eu fiz) e jogar a massa direto dentro delas. Acho que assim fica mais bonito e mais fácil pra comer :)
      E pra bater tudo na batedeira mesmo! A massa é muito grossa pra bater no liquidificador.
      Comprei as forminhas em loja expecializada em produtos para confeitaria. Os preços são sempre melhores do que em um supermercado, por exemplo.

      Espero ter ajudado!

      Beijos!

  13. Anderson 28/05/2010 às 08:21 #

    aaa tah!
    =]

    Obrigado..
    tenha um bom final de semana

  14. Vitória 28/05/2010 às 11:15 #

    eu fiquei com vontade…

  15. Cinara 06/06/2010 às 14:48 #

    Fico feliz que você tenha gostado da receita, Camila!
    E seus cupcakes ficaram abarrotados de Nutella, exatamente como deve ser… ;o)
    Beijos e uma ótima semana para você!

    • camilacastro 07/06/2010 às 12:15 #

      Oi Cinara!
      Não só adorei como repeti a receita ontem! E ficaram ainda mais gostosos haha
      Sempre visito o seu blog. Ainda farei outras receitinhas de lá :)

      Beijos!

Deixe uma resposta

