Entre Linhas Novas

16 dez

Olá caros leitores! É com muita alegria que eu escrevo o meu post de estreia no Quatro Vezes TPM! Para quem não me conhece (ou seja, a grande maioria), eu escrevo diariamente no blog Café com Blá Blá Blá e, a partir de hoje, vocês poderão me encontrar por aqui todas as quintas-feiras, falando um pouquinho sobre o universo literário. Por quê?

Naqueles momentos em que o mundo não parece tão perfeito (ou até parece, quem sabe?), tem coisa melhor do que desanuviar a cabeça se perdendo entre as linhas de um bom livro? Por algumas horas, ganhamos novas paredes, novos horizontes e, até mesmo, um novo nome.

Não há nada melhor (para os amantes da leitura) do que pegar um novo exemplar na mão, sentir a capa novinha, o cheiro das páginas e tentar imaginar os que aquelas palavras nos guardam. Romance, aventura, ficção… Toda história vale a pena ser lida!

Para ser sincera, eu tinha outro tema em mente para inaugurar a coluna. Mas, em plena época de começo de férias (e, consequentemente, de bastante tempo livre) é a hora de preparar a tão famosa lista de leitura, que nos acompanhará durante os próximos meses.

Então, optei por sugerir alguns livros que chamaram a atenção dos leitores apaixonados ao longo de 2010. Vale ressaltar que não é apenas uma escolha pessoal (apesar de, claro, o meu gosto pesar um pouquinho nas escolhas dos títulos). Me baseei nos comentários e nas avaliações pela blogosfera afora e espero, realmente, que vocês gostem das dicas!

Calafrio – Maggie Stiefvater

A história gira em torno de Grace, uma menina como qualquer outra de 17 anos: prática, racional e apaixonadas por lobos. Bem, um lobo. Aquele que salvara sua vida há alguns anos. Sam, um garoto romântico, apaixonado e com sérios problemas para conseguir se manter na sua própria pele. Quanto mais próximo o inverno está, menor o tempo que lhe resta.

Parte da trilogia Os lobos de Mercy Falls, Calafrio é aquele tipo de livro que você lê em uma tacada só. É impossível se distanciar das páginas até o derradeiro ponto final. Conforme a narrativa avança e o termômetro cai, a história assume um ritmo frenético e insaciável.

O próximo volume, Linger, será lançado aqui no Brasil no primeiro semestre de 2011. Já o terceiro e último, Forever, ganhará as prateleiras dos EUA em julho do ano que vem.

Sussurro – Becca Fitzpatrick

Ao longo da trama, acompanhamos as incertezas de Nora Grey acerca do seu nem um pouco ortodoxo companheiro de laboratório e a busca por suas verdadeiras intensões. Será que Patch é o culpado pelos estranhos acontecimentos que a cercam e que colocam sua vida constantemente em risco?

Pensa no personagem mais carismático da literatura? Agora acrescente uma pitada forte de sarcasmo, sex appeal e suspense. O resultado? Patch Cipriano. Apesar de ter um enredo instigante e delicioso, o grande sucesso de Sussurro se deve ao anjo caído. É. Um anjo. Caído.

Se você pensa que este é “apenas mais um livro de um amor impossível”… Está muito enganado! Mas cuidado: é altamente viciante!

O segundo livro da série Hush, Hush, Crescendo, já saiu nos EUA e chegará por aqui no primeiro semestre de 2011. O terceiro, ainda sem nome, está em fase de escrita e será lançado em outubro do ano que vem.

A Pirâmide Vermelha – Rick Riordan

Autor da série best-seller Percy Jackson e os Olimpianos, Rick Riordan está de volta com os mesmos elementos que o consagraram: aventura, mitologia e humor. Só que desta vez, ao invés dos deuses do Olimpo, é a vez dos deuses egípcios!

A narrativa se dá nas vozes dos irmãos hiper carismáticos Sadie e Carter Kane, o que agrega um ar bem descontraído à história. Juntos, eles passam por diversos apuros para recuperar o pai e impedir os planos megalomaníacos do deus Set.

A Pirâmide Vermelha é aquele livro para ser lido sem compromisso, para desanuviar a cabeça, mesmo. Ótimo para as férias! A continuação sai no ano que vem nos EUA e ainda não tem nome definido.

Jogos Vorazes – Suzanne Collins

Um dos livros que mais deu o que falar este ano na blogosfera, Jogos Vorazes é… cruel. O que levaria as pessoas a assistirem os tributos acabando com a vida uns dos outros?

A história se passa em uma espécie de “universo paralelo” que me lembrou imediatamente do livro 1984, do George Orwell. Em ambos os enredos, os personagens devem lutar para sobreviver em uma sociedade totalitária e opressora, vigiadas incessantemente pelo ‘Grande irmão’.

Mais do que a história de Katniss e Peeta, Jogos Vorazes me fez pensar bastante no mundo do entretenimento, que não reconhece limites éticos e morais. E em como a sociedade consome isso – mesmo aqueles que criticam o sistema.

Ao contrário dos outros livros indicados, Jogos Vorazes não é um livro romântico. Pelo contrário. Mas vale muito a pena ser lido – e discutido! Os próximos volumes, Catching Fire e Mockingjay já foram lançados nos EUA e em breve chegam por aqui.

Bom pessoal… Acho que com essas dicas já dá para começar a colocar as leituras em dia! Se vocês tiverem alguma sugestão, mandem para a gente!

Escolha seu livro, aconchegue-se no seu sofá preferido e boa leitura!

Sabrina Inserra (@sainserra) escreve diariamente no blog Café com Blá Blá Blá e, às quintas, aqui no Quatro Vezes TPM.

3 Respostas to “Entre Linhas Novas”

  1. Clara Piochi 16/12/2010 às 21:13 #

    Já li Jogos Vorazes! Estou em busca dos próximos!
    Esqueceu um que é apaixonate: O nome do vento! (apesar de a continuação ainda nos enrrolar pra caramba)
    Muito boa a matéria! Obrigada pelas dicas!

  2. A Locka 16/12/2010 às 21:16 #

    Ameeeeeeeeyyyy Hush, Hush! Dilíçan de livro!

  3. lica 19/12/2010 às 19:16 #

    A Sa gosata de O nome do vento tbm, hahauahu viciadas, parabens pela coluna Sá!!!!!!!!!!!

Deixe um comentário